segunda-feira, 18 de abril de 2011

Saiba o que é o halo lunar

Por que, às vezes, se forma um anel em volta da Lua?


        O nome desse anel luminoso é halo lunar: um fenômeno óptico que acontece quando a luz da Lua passa por minúsculos cristais de gelo suspensos na atmosfera. 
        O fenômeno acontece na troposfera, a cerca de 17 quilômetros de altitude, graças aos cristais de gelo que formam as nuvens do tipo cirrus. Quando a luz lunar passa por essa camada de nuvens, rola uma refração, ou seja, ela pode mudar de direção. É isso que forma o halo no céu. Algo parecido acontece quando mergulhamos um canudo num copo e a imagem acima e abaixo do líquido ficam desencontradas. Já o formato circular do halo é fruto das estruturas hexagonais dos cristais. 
       O arco-íris é outro exemplo de espetáculo visual causado pela interação entre a luz do que entra no planeta e elementos da atmosfera, só que a diferença, nesse caso, é que a fonte de luz é o Sol e o meio de refração são gotículas suspensas. Embora não seja tão colorido, o halo lunar costuma ser usado na meteorologia popular: há quem garanta que um anel em volta da Lua é sinal de chuva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário