terça-feira, 19 de abril de 2011

Idéias criativas e ecológicas


            O evento TED (Technology Entertainment Design) que aconteceu em São Paulo reuniu os maiores pensadores do mundo, que apresentaram idéias criativas com tendência ao meio ambiente e ao meio social. Veja a seguir as mais revolucionarias:

Uma máquina de fazer água

            A escassez de água é um problema sério, e com tendência a piorar nas próximas décadas. Pensando nesse assunto que uma empresa brasileira, HNF Water, inventou uma máquina que gera sua própria água. Funcionando de maneira simples, ela apenas condensa o vapor de água presente no ar. Parecendo um bebedouro comum, a máquina gera água potável, podendo até ser produzida em desertos ou em regiões secas, que mesmo com umidade baixa já é o suficiente para a condensação. O aparelho que custa R$ 6500 produz até 50 litros de água por dia. Ele já foi vendido para prefeituras da Bahia e a empresa está negociando com a Arábia Saudita. Também há planos para a produção de máquinas para uso doméstico, que faz 15 litros de água por dia e outra que produza até 10 mil litros para agricultores.


 Limpando poluentes da água com lixo

            A química Milena Boniolo apresentou um método que elimina metais pesados da água. Ela percebeu que a casaca de banana tem moléculas com carga elétrica negativa, atraindo assim os metais, cuja carga é positiva. Utilizando cascas de banana do lixo, e cortar, secar e triturar elas obtém-se um pó, que é um excelente agente descontaminante de rios, limpando pelo menos 65% dos metais pesados da água. Além disso, o processo ajuda a resolver questões de lixo, já que 20 e 40% da produção brasileira de bananas vai direto para os lixões.



Livro eletrônico
Também foi apresentado um livro eletrônico, uma espécie de e-book do tamanho de uma revista, sendo capaz popularizar obras curtas com 30 a 90 páginas, que são impublicáveis por ter um custo de fabricação igual aos de 200 páginas e vender menos por parecerem ridículos. Assim os autores podem publicar no Kindles Singles, apelidado de TED book, suas obras de 60 ou 70 páginas com conteúdo e sem embolação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário