quarta-feira, 27 de abril de 2011

O que aconteceria a uma pessoa perdida no espaço?

Perdido no espaço

Uma pessoa largada no espaço ficaria consciente por uns dez segundos, e morreria após 1 minuto e meio, se tornando uma múmia congelada vagando pelo Universo sem se decompor. O corpo precisa de bactérias para se decompor, e elas não sobrevivem no espaço.
Com a falta de ar nos pulmões o cérebro morreria por falta de oxigênio, o sangue ficaria saturado de nitrogênio que se transformaria em bolhas, os gases viram vapor e se expandem instantaneamente por falta de pressão, isso só não acontece na Terra por que temos a pressão atmosférica que empurra o nosso corpo de fora para dentro em todas as direções. O corpo também ficaria inchado e com o dobro do tamanho normal e depois de 1 minuto e 3 segundos o pulmão se romperia.
Em 1965, um acidente no centro espacial americana deixou um astronauta em uma câmera de vácuo com um traje que não estava totalmente selado. Ele ficou consciente por 14 segundos até ser resgatado com vida e sem sequelas. O que seria bem diferente no espaço, a temperatura de 272° negativos deixariam a pele azulada, além de congelar as extremidades do corpo. É que no espaço a transferência de calor é mais lenta por causa da ausência de matéria, o ar, a água ou qualquer meio físico facilitariam a transferência de calor. As radiações vindas de todo o cosmo, mas principalmente do Sol, provocariam queimaduras extremas na pele do vivente.
 

4 comentários: