terça-feira, 19 de abril de 2011

Os efeitos da Coca-Cola

Coca-Cola
A Coca-Cola causa uma série dúvidas nas pessoas, pois sempre ouvimos que ela faz mal e acarreta no futuro uma série de problemas para a saúde. Não há duvidas de que isso é verdade, porém, a única bebida que não traz prejuízos à saúde por consumo exagerado é a água. Para manter a saúde basta apreciar com moderação, mas a bebida mais famosa do mundo ainda traz efeitos negativos ao organismo. Tire suas dúvidas aqui no Conexão Virtual.

O que acontece ao organismo quando ingerimos uma Coca-Cola?
Em 10 minutos uma quantidade parecida com 10 colheres de chá de açúcar golpeia seu organismo, mais de 100% da recomendação diária. Com essa quantidade de açúcar, você só não vomita imediatamente porque o ácido fosfórico quebra o enorme sabor de açúcar, permitindo que a Coca não fique tão doce.
Aos 20 minutos o açúcar do ingerido é transformado em glicose, que vai parar no sangue, com isso o pâncreas produz uma explosão de insulina. Seu fígado responde transformando todo o açúcar em gordura, que é armazenada no tecido adiposo.
Em 40 minutos a absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, sua pressão aumenta e, como resposta, seu fígado joga mais açúcar em sua corrente sanguínea. Os receptores de adenosina no seu cérebro são bloqueados, evitando que você fique entorpecido. A cafeína esta presente na Coca-Cola por um simples motivo, deixar o consumidor viciado.
Aos 45 minutos seu corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do seu cérebro. Fisicamente, é exatamente isso que acontece se você tomar uma dose de heroína, só que, nesse caso, em proporções menores.
Aos 60 minutos o ácido fosfórico prende o cálcio, o magnésio e zinco no seu intestino grosso, provocando um aumento no metabolismo. Essa junção é composta por altas doses de açúcar e adoçantes artificiais. Isso também faz você eliminar cálcio pela urina.
Em 65 minutos a propriedade diurética da cafeína começa a agir, e faz você ter vontade de ir ao banheiro. Agora é certo que você ira eliminar o cálcio, magnésio e zinco; que deveriam ir para seus ossos, assim como o sódio e a água.
Em apenas 70 minutos o processo está no fim, o entusiasmo que você sentia, passa. Você começa sentir a falta de açúcar, sentindo-se irritado e/ou com preguiça. Essa hora você já urinou toda a água da Coca, mas não sem antes levar junto alguns nutrientes que seu corpo iria usar para hidratar o organismo e fortalecer ossos e dentes.
Coca Light
Evite também o excesso de Coca Light, pois apesar de não possuir açúcar, possui edulcorantes (adoçantes artificiais), ou seja, Fenilanina Ela também tem sido considerada cada vez mais pelos médicos e pesquisadores, como bomba de efeito retardado, por causa da combinação Coca + Aspartame, suspeito de causar lúpus e doenças degenerativas do sistema nervoso.

Quantidade ou qualidade?
Os diferentes tipos de garrafas de coca-cola apresentam volume diferente, ou seja, quantidade do produto é vendida desde garrafinhas com 150 ml a garrafas PET com 3 litros, mas a quantidade não vem acompanhada com o mesmo sabor das pequeninas garrafas, que tem o preço proporcionalmente maior. Isso é um jogo de marketing ou são as garrafas PET que não preservam o sabor? Tudo bem que elas não têm as mesmas propriedades que o vidro, mas com tantas tecnologias e descobertas nos últimos anos ainda não inventaram um tipo de plástico com capacidade de preservar ao menos um pouco da qualidade das estocadas em vidro. Pode até não ser estratégia a relação entre qualidade e quantidade, mas uma coisa é certa a coca-cola utiliza muita publicidade, focando principalmente o público mais inocente, as nossas crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário