domingo, 3 de abril de 2011

Como falar em público

Dicas para a apresentação em público

Tranquilidade e autoconfiança são essenciais para se sair bem, mas nem sempre sai como o esperado. Aí estão algumas dicas para conseguir dar o seu recado perfeitamente.
Alterações para afugentar o tédio, interação e conhecimento do público, além de uma dose saudável de autocrítica, são as chaves para que voe dê o se recado. Mas, por favor, maneire no PowerPoint.


RIA DE SI MESMO _Se cometer alguma gafe ou mico e o público achar graça, ria com ele e prossiga. E não precisa pedir desculpas, pois isso passa uma impressão de insegurança e despreparo.

FRASE-RESUMO _Comece com uma frase de efeito, que resuma seu tema e conquiste o público. Em jornalismo é chamado de Lead: pôr o mais importante logo no início.

VÍDEO AUTOCORRETIVO _Grave-se falando. Só aí você repara e se livra de muletas como "tipo" e "né?", pausas como "ããã" ou "ééééé" e manias como coçar a cabeça e ajeitar as calças.

POWER POINT COM MODERAÇÃO _A ideia é falar, não ler em público. Para isso, deixe o mínimo de texto em cada slide. A apresentação deve auxiliar, mas jamais ofuscar o palestrante.

CONHEÇA O PÚBLICO _Saiba quem é a sua platéia e o que ela espera de você, não pague o mico de saber menos que ela. Além disso, esteja atento à reação das pessoas e dê espaço à interação.

LEI DOS 5 MINUTOS _O público não mantém a concentração por mais de 6 minutos. Para garantir o foco, a cada 5 minutos, altere algo: sua posição, o volume da voz, o slide da apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário