sexta-feira, 11 de março de 2011

Vitamina A

Os benefícios da vitamina A
Doenças nos glóbulos vermelhos, nas unhas e tecidos do corpo, a formação de cálculo renal e o caso mais comum à cegueira noturna. Essas doenças muitas vezes é conseqüência da falta do retinol, um composto orgânico essencial a nossa saúde.
Além das doenças citadas acima o retinol (vitamina A) tem importante papel na proteção das células, sendo uma vitamina antioxidante, impedindo assim a sua oxidação.
Estrutura Molecular do Retinol
As principais fontes da vitamina A é a gema de ovo, fígado de animais, queijo, leite, manteiga, margarina, azeite de dendê, óleo de fígado de peixe. Após o retinol ser digerido e absorvido pelo sistema digestivo, é transformada em ácido retinóico na corrente sanguínea, que é a forma efetiva da vitamina, a mais evidente função dela é como um grande composto das proteínas, a rodopsina, que nos olhos reage à luz e torna a visão possível.
Alimentos como a cenoura, não contem 1 molécula de retinol, isso parece estranho pois desde crianças aprendemos que a cenoura é excelente fonte da vitamina, isso não é mentira, o motivo é que na cenoura e em outros vegetais contém uma molécula chamada Beta-caroteno, a qual sofre processos no corpo se transformando em retinol.
As doenças geradas pela falta da vitamina podem ser ruins, mas aumentar o consumo de retinol não é a solução, o excesso em longo prazo também causas efeitos negativos no corpo, como fragilidade óssea, hidrocefalia, pele seca com fissuras, vômitos em crianças, entre outros.
Portanto é ideal ingerirmos diariamente 1 mg de vitamina A. Em 100g leite, por exemplo, possui 4% do ideal de consumo diário, já em 100g de fígado possui 1000% acima do ideal. As altas dosagens de vitamina A vem principalmente de suplementos alimentares, podem ser saudáveis se controlados, mas não trazem fibras alimentares nem sais minerais, que são tão essenciais para a nossa saúde.

Por que dizem que a cenoura contém vitamina A?
Beta-Caroteno a pró-vitamina

O beta-caroteno é pró-vitamina A, faz parte de um grupo chamado de carotenóides e que sofre reações no organismo se transformando em retinol. Após entrar no sistema digestivo é dividido entre os carbonos 15 por uma enzima nas células da mucosa intestinal, sofrendo os mesmos processos que a vitamina A.
Os carotenóides são um grupo de compostos orgânicos antioxidantes, assim como as vitaminas A, C e E, protegendo as células da oxidação. Existe mais de 50 carotenóides e só o beta-caroteno pode ser transformado em retinol, por isso é chamada de pró-vitamina A.Também são os carotenóides que dão uma cor laranja avermelhada nas frutas, por isso é encontrado principalmente na cenoura, no melão, no mamão, também encontrado em outros alimentos como o brócolis, o abacate, na acelga, no repolho, na batata doce, na cebola, no tomate e na melancia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário