sexta-feira, 11 de março de 2011

Radicais Livres nas Células

Previna Doenças e até o Envelhecimento


Os radicais livres são moléculas ou átomos reativos, onde que tem um radical faltando, ou seja, falta um átomo para se estabilizar, gerando assim a oxidação da célula. 
 A oxidação é gerada principalmente na respiração celular, onde que o oxigênio é muito reativo, ou seja, reage muito fácil com outras moléculas, podendo assim "roubar" átomos de um composto orgânico ou até mesmo de uma cadeia de DNA. As células podem ser seriamente danificas pela oxidação, podendo perder até sua membrana, assim, chegando a esse ponto ela poderá ser eliminada pelos glóbulos brancos, mas se não for detida poderá ser que a célula mutante se multiplique rapidamente, gerando o câncer.
As vitaminas A, C e E são ótimos antioxidantes, doando assim elétrons ou átomos para os radicais livres, impedindo assim a oxidação da célula. 
A oxidação da célula esta ligado desde doenças, como tártaro nos pulmões e o câncer, até o envelhecimento da pessoa. 
Os alimentos que contém a vitamina A, como a gema de ovo, no fígado, no leite e seus derivados, também os carotenóides nas frutas laranja avermelhadas, como a cenoura, os alimentos contendo a vitamina C, como a acerola, a laranja, o limão, o mamão e o pêssego, e os alimentos que contém a vitamina E, que são os óleos vegetais, ajudam a prevenir os radicais livres e outras inúmeras doenças 
Também a outras formas de originar os radicais livres, a exposição aos raios ultravioletas tipo A (UVA) e a radiação de baixa frequencia são dois exemplos.
Elaborei um vídeo onde que é explicado os radicais livres nas células, também tem uma experiência onde que mostra a importância da vitamina E na proteção de nossas células.

Nenhum comentário:

Postar um comentário