domingo, 20 de março de 2011

De olho nos olhares

Técnica revela o que nossos olhares reparam nas outras pessoas, mas temos vergonha de contar.

Qual parte do corpo masculino um homem olha primeiro na praia? “Huum rosto ou cabelo”. Errado. Você achou que sunga seria a última resposta a passar pela cabeça? Melhor olhar as imagens que a nova técnica eye-tracking (método que registra o percurso dos olhos diante de uma imagem) revela. A técnica mostra informações que pessoas dificilmente diriam por livre e espontânea vontade, mas agora ela está sendo usada para o mercado, como investigar se as pessoas reparam no nome do produto no anúncio de jornal. A técnica foi descoberta nos anos 90 e com avanços na tecnologia ela começa a ser usada para a publicidade. A evolução da técnica eye-tracking passou de uma caixa que era presa a cabeça do voluntário a raios infravermelhos em uma câmera, seguindo assim a córnea e a retina diante de uma imagem. A multifuncional firmou parceria com o Ibope para trazer técnicas de neuromarketing ao Brasil, esse procedimento desvenda o que realmente passa na cabeça do brasileiro para pesquisas de mercado. Veja os olhares dos voluntários diante dois modelos na praia.

FOTOGRAFIA DO OLHAR
As regiões mais escuras indicam onde os olhares mais se fixam


VISÃO DA MULHER
Imagem masculina: A atenção se volta na mão esquerda observando o relógio, que representa o poder econômico, e na aliança, que mostra a disponibilidade do parceiro. Também o vigor físico e o rosto são pontos de destaque.
Imagem feminina: A mulher se concentra mais no rosto do que no restante do corpo. Ela não tem tanta necessidade de observar o vigor físico de outras mulheres, mas sim se te um rosto bonito, capaz de ter a possibilidade de atrair melhores parceiros ou de ter melhor expressão social.
VISÃO DA MULHER
VISÃO DO HOMEM
Imagem masculina: O papel do homem no bando é identificar quem é mais macho. A atenção do homem em relação à genitália é medida com a capacidade de procriação, e o foco no bíceps e no tórax tem a ver com a possibilidade de liderar o grupo por meio de força física ou atrair mais atenção do sexo feminino.
Imagem feminina: O foco se concentra no rosto, seio e barriga, onde fica o útero. Essas partes são relacionadas à sensação de saúde e a capacidade de procriação.


VISÃO DO HOMEM
Fontes: Revista Galileu  N° 231 

Nenhum comentário:

Postar um comentário