segunda-feira, 9 de maio de 2011

Como ter ideias criativas

 Manual do inventor: 
Aprenda a ser criativo

Para pensar diferente, é preciso estar atento ao seu inconsciente, aos arredores e até às opiniões de fora. Quem procura acha, e as ideias só surgem pra quem se esforça.

CRIE COM MODERAÇÃO
Você não precisa de uma solução inédita para todo problema, escolha as alternativas existentes e acrescente seu jeito, tente fazer a diferença e se foque até resolver.

 A UNIÂO FAZ A FORÇA
A criação coletiva é que move o mundo. Reúna a turma e cultive ideias talentosas, consulte e de palpites a vontade.

NOTE E ANOTE
Esteja alerta, ideia não tem hora marcada. Então anote aquele pensamento que surgiu de repente, assim você não precisa daquela frase: “pensei numa coisa, mas esqueci...”

TENHA FOCO
            Não fique com a primeira solução que aparecer, se você tiver foco ideias melhores surgirão. Faça sua parte reunindo informações e seu inconsciente fará a dele. Até durante o sono pode surgir a solução.

ERRANDO É QUE SE APRENDE
Tenha um ambiente propicio para testar, errar e criar. Teste seus pensamentos com algo material, assim você pode aperfeiçoar a sua ideia. Para criar realmente bom, você precisa ter os meios para fazer um monte de porcaria, e um lugar ajeitado ajuda. E se você errar na primeira vez não se deprima, Thomas Edison tentou inúmeras vezes até conseguir criar a lâmpada.

OPINIÕES DE FORA
Tenha senso aberto, teste sua invenção com pessoas que não tem nada a ver com o assunto, muitas vezes essa contribuição pode ser fundamental.

ENCAIXE IDEIAS
Acostume-se a combinar ideias aparentemente divergentes. Soluções já existentes pode ser a combinação para a peça que faltava do seu quebra-cabeça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário