sábado, 30 de abril de 2011

E se explodisse uma bomba atômica no espaço?

Quais seriam as conseqüências para a terra se uma bomba explodisse no espaço?
  
Se fosse longe da terra, não traria problema para o planeta. Inclusive, reações nucleares ocorrem regularmente nas estrelas sem maiores conseqüências para a terra. Aliás, no vácuo não ocorreria aquela revoada de poeira e partícula, muito menos aquele cogumelo que ocorreu em Hiroshima e Nagasaki, apenas emissão de luz e radiação. Agora, se você esta pensando em jogar algo na orbita da terra, ninguém sabe ao certo. É possível que partículas radioativas se espalhassem pela atmosfera, causando um desastre ambiental, ou danifique satélites de telecomunicação, impondo o caos na Terra.
Essa idéia de lançar mísseis no espaço foi usada para eliminar um satélite dos EUA que saiu de orbita, causou muita polemica e criticas de vários países. Essa maneira também poderia ser usada para destruir asteróides que apresentam riscos para a Terra, mas já surgiram idéias mais eficientes e menos perigosas.
            Portanto, da próxima vez em que você estiver considerado em lançar um míssil atômico ao espaço, pense antes. A vitima pode ser você.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

O que aconteceria a uma pessoa perdida no espaço?

Perdido no espaço

Uma pessoa largada no espaço ficaria consciente por uns dez segundos, e morreria após 1 minuto e meio, se tornando uma múmia congelada vagando pelo Universo sem se decompor. O corpo precisa de bactérias para se decompor, e elas não sobrevivem no espaço.
Com a falta de ar nos pulmões o cérebro morreria por falta de oxigênio, o sangue ficaria saturado de nitrogênio que se transformaria em bolhas, os gases viram vapor e se expandem instantaneamente por falta de pressão, isso só não acontece na Terra por que temos a pressão atmosférica que empurra o nosso corpo de fora para dentro em todas as direções. O corpo também ficaria inchado e com o dobro do tamanho normal e depois de 1 minuto e 3 segundos o pulmão se romperia.
Em 1965, um acidente no centro espacial americana deixou um astronauta em uma câmera de vácuo com um traje que não estava totalmente selado. Ele ficou consciente por 14 segundos até ser resgatado com vida e sem sequelas. O que seria bem diferente no espaço, a temperatura de 272° negativos deixariam a pele azulada, além de congelar as extremidades do corpo. É que no espaço a transferência de calor é mais lenta por causa da ausência de matéria, o ar, a água ou qualquer meio físico facilitariam a transferência de calor. As radiações vindas de todo o cosmo, mas principalmente do Sol, provocariam queimaduras extremas na pele do vivente.
 

domingo, 24 de abril de 2011

Estudar e escutar música funciona?

Lendo e escutando  

Quem nunca recebeu uma critica quando está lendo e escutando música? Acontece muito, principalmente entre os adolescentes que não gostam muito de estudar, ler e escutar música ao mesmo tempo para descontrair causa distração tirando o foco do assunto. Mas poucos sabem que nem toda de leitura é inoportuna para escutar aquele som.
            Livros de muitas páginas, como os romances ou obras literárias, são muito enrolados e a situação só piora com as obras regionais e antigas, já que cada região tem sua própria cultura e vocabulários diferentes. Se você é um quase leitor e não aguenta ler romances, apele pela música. Ela ajuda a relaxar nas partes enjoadas de ler, tornando a leitura mais agradável. Enquanto a parte consciente do cérebro curte a musica, o subconsciente processa as informações e volta ao normal quando a leitura chega às partes mais importantes da história. Você não vai entender tudo sobre o livro, mas pelo menos vai terminar de ler.
Ler conteúdos de livros didáticos e artigos de revistas ou jornais, escutando música não combina. Os livros escolares são focados nos conteúdos de aula, então é bom prestar bem atenção, pois cada detalhe é importante saber para caso cair na prova. Os textos de revistas ou jornais, geralmente, são bem distribuídos e com o assunto focado.  Além do mais, as duas formas de leitura são resumidas e de leitura corrente, ajudando o leitor preguiçoso a entender o assunto e o mais importante, sem aquela enrolação dos livros de romance.
Escute musicas de seu gosto, não apele para o que você não gosta, ela pode até ajudar a ler um livro, mas você consegue ainda melhor em silêncio. Treine a concentração em histórias longas lendo livro que você goste. Apenas 0,5% das pessoas conseguem prestar atenção na leitura e escutar música ao mesmo tempo. Prefira sempre saber mais sobre o assunto, aprimorando seus conhecimentos e sempre se esforçando, só assim você se tornará um bom leitor.

Qual a maior explosão atômica da historia?

A maior explosão atômica da história

Em 1961, a ex-União Soviética testou a bomba Tsar, com 50 megatons de potência. A superbomba foi quase 1 400 vezes mais potente do que as lançadas pelos Estados Unidos em Hiroshima e Nagasaki, na Segunda Guerra. A explosão ocorreu em Nova Zembla, norte da atual Rússia, e foi tão forte que o impacto chegou à Finlândia, mais de 2 mil km distante.
O projeto da bomba não foi feito para ser usado em guerras, mas para propaganda na guerra fria, além de seu tamanho avantajado impedir a locomoção para campos inimigos (8 m de comprimento e 2 m de diâmetro).

Os países que mais realizar testes nucleares

Estados Unidos: 1 085 bombas deformadas entre 1945 e 1992. É a única nação que já usou bombas nucleares como armas, contra Japão na Segunda Guerra. Atualmente, o país tem cerca de 5 mil bombas e mísseis atômicos estocados.
 
Ex-União Soviética: 840 bombas detonadas entre 1949 e 1990. Em testes nucleares a antiga união soviética só perde para os americanos.
França: 234 bombas detonadas entre 1960 e 1996. Apesar de ter assinados acordos contra proliferação de armas nucleares, ainda tem 350 dispositivos, contabilizando o 3° maior arsenal de armas do mundo.
China: 45 bombas detonadas entre 1964 e 1996. Desde desse ano o governo se comprometeu a não usar mais armas nucleares, nem para testes.
Reino Unido: 44 bombas detonadas entre 1952 e 1991. Primeiro país a fazer testes nucleares na Europa Ocidental. Colaboraram com os EUA desenvolvendo as bombas  em Hiroshima e Nagasaki na Segunda Guerra.
Índia: 6 bombas detonadas entre 1974 e 1998. Apesar de ter um arsenal pequeno,não assinou nenhum tratado mundial contra desarmamento e diz responder ao nível se for atacado.
Paquistão: 5 bombas detonadas em 1998. Depois de 24 anos revidou a bomba lançada pelos visinhos indianos.
Coréia do Norte: 2 bombas detonadas entre 2006 e 2009. Temida pelo mundo inteiro por recusar a assinatura em acordos de não proliferação de armas nucleares em 2002.


terça-feira, 19 de abril de 2011

Idéias criativas e ecológicas


            O evento TED (Technology Entertainment Design) que aconteceu em São Paulo reuniu os maiores pensadores do mundo, que apresentaram idéias criativas com tendência ao meio ambiente e ao meio social. Veja a seguir as mais revolucionarias:

Uma máquina de fazer água

            A escassez de água é um problema sério, e com tendência a piorar nas próximas décadas. Pensando nesse assunto que uma empresa brasileira, HNF Water, inventou uma máquina que gera sua própria água. Funcionando de maneira simples, ela apenas condensa o vapor de água presente no ar. Parecendo um bebedouro comum, a máquina gera água potável, podendo até ser produzida em desertos ou em regiões secas, que mesmo com umidade baixa já é o suficiente para a condensação. O aparelho que custa R$ 6500 produz até 50 litros de água por dia. Ele já foi vendido para prefeituras da Bahia e a empresa está negociando com a Arábia Saudita. Também há planos para a produção de máquinas para uso doméstico, que faz 15 litros de água por dia e outra que produza até 10 mil litros para agricultores.


 Limpando poluentes da água com lixo

            A química Milena Boniolo apresentou um método que elimina metais pesados da água. Ela percebeu que a casaca de banana tem moléculas com carga elétrica negativa, atraindo assim os metais, cuja carga é positiva. Utilizando cascas de banana do lixo, e cortar, secar e triturar elas obtém-se um pó, que é um excelente agente descontaminante de rios, limpando pelo menos 65% dos metais pesados da água. Além disso, o processo ajuda a resolver questões de lixo, já que 20 e 40% da produção brasileira de bananas vai direto para os lixões.



Livro eletrônico
Também foi apresentado um livro eletrônico, uma espécie de e-book do tamanho de uma revista, sendo capaz popularizar obras curtas com 30 a 90 páginas, que são impublicáveis por ter um custo de fabricação igual aos de 200 páginas e vender menos por parecerem ridículos. Assim os autores podem publicar no Kindles Singles, apelidado de TED book, suas obras de 60 ou 70 páginas com conteúdo e sem embolação.

Os efeitos da Coca-Cola

Coca-Cola
A Coca-Cola causa uma série dúvidas nas pessoas, pois sempre ouvimos que ela faz mal e acarreta no futuro uma série de problemas para a saúde. Não há duvidas de que isso é verdade, porém, a única bebida que não traz prejuízos à saúde por consumo exagerado é a água. Para manter a saúde basta apreciar com moderação, mas a bebida mais famosa do mundo ainda traz efeitos negativos ao organismo. Tire suas dúvidas aqui no Conexão Virtual.

O que acontece ao organismo quando ingerimos uma Coca-Cola?
Em 10 minutos uma quantidade parecida com 10 colheres de chá de açúcar golpeia seu organismo, mais de 100% da recomendação diária. Com essa quantidade de açúcar, você só não vomita imediatamente porque o ácido fosfórico quebra o enorme sabor de açúcar, permitindo que a Coca não fique tão doce.
Aos 20 minutos o açúcar do ingerido é transformado em glicose, que vai parar no sangue, com isso o pâncreas produz uma explosão de insulina. Seu fígado responde transformando todo o açúcar em gordura, que é armazenada no tecido adiposo.
Em 40 minutos a absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, sua pressão aumenta e, como resposta, seu fígado joga mais açúcar em sua corrente sanguínea. Os receptores de adenosina no seu cérebro são bloqueados, evitando que você fique entorpecido. A cafeína esta presente na Coca-Cola por um simples motivo, deixar o consumidor viciado.
Aos 45 minutos seu corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do seu cérebro. Fisicamente, é exatamente isso que acontece se você tomar uma dose de heroína, só que, nesse caso, em proporções menores.
Aos 60 minutos o ácido fosfórico prende o cálcio, o magnésio e zinco no seu intestino grosso, provocando um aumento no metabolismo. Essa junção é composta por altas doses de açúcar e adoçantes artificiais. Isso também faz você eliminar cálcio pela urina.
Em 65 minutos a propriedade diurética da cafeína começa a agir, e faz você ter vontade de ir ao banheiro. Agora é certo que você ira eliminar o cálcio, magnésio e zinco; que deveriam ir para seus ossos, assim como o sódio e a água.
Em apenas 70 minutos o processo está no fim, o entusiasmo que você sentia, passa. Você começa sentir a falta de açúcar, sentindo-se irritado e/ou com preguiça. Essa hora você já urinou toda a água da Coca, mas não sem antes levar junto alguns nutrientes que seu corpo iria usar para hidratar o organismo e fortalecer ossos e dentes.
Coca Light
Evite também o excesso de Coca Light, pois apesar de não possuir açúcar, possui edulcorantes (adoçantes artificiais), ou seja, Fenilanina Ela também tem sido considerada cada vez mais pelos médicos e pesquisadores, como bomba de efeito retardado, por causa da combinação Coca + Aspartame, suspeito de causar lúpus e doenças degenerativas do sistema nervoso.

Quantidade ou qualidade?
Os diferentes tipos de garrafas de coca-cola apresentam volume diferente, ou seja, quantidade do produto é vendida desde garrafinhas com 150 ml a garrafas PET com 3 litros, mas a quantidade não vem acompanhada com o mesmo sabor das pequeninas garrafas, que tem o preço proporcionalmente maior. Isso é um jogo de marketing ou são as garrafas PET que não preservam o sabor? Tudo bem que elas não têm as mesmas propriedades que o vidro, mas com tantas tecnologias e descobertas nos últimos anos ainda não inventaram um tipo de plástico com capacidade de preservar ao menos um pouco da qualidade das estocadas em vidro. Pode até não ser estratégia a relação entre qualidade e quantidade, mas uma coisa é certa a coca-cola utiliza muita publicidade, focando principalmente o público mais inocente, as nossas crianças.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Saiba o que é o halo lunar

Por que, às vezes, se forma um anel em volta da Lua?


        O nome desse anel luminoso é halo lunar: um fenômeno óptico que acontece quando a luz da Lua passa por minúsculos cristais de gelo suspensos na atmosfera. 
        O fenômeno acontece na troposfera, a cerca de 17 quilômetros de altitude, graças aos cristais de gelo que formam as nuvens do tipo cirrus. Quando a luz lunar passa por essa camada de nuvens, rola uma refração, ou seja, ela pode mudar de direção. É isso que forma o halo no céu. Algo parecido acontece quando mergulhamos um canudo num copo e a imagem acima e abaixo do líquido ficam desencontradas. Já o formato circular do halo é fruto das estruturas hexagonais dos cristais. 
       O arco-íris é outro exemplo de espetáculo visual causado pela interação entre a luz do que entra no planeta e elementos da atmosfera, só que a diferença, nesse caso, é que a fonte de luz é o Sol e o meio de refração são gotículas suspensas. Embora não seja tão colorido, o halo lunar costuma ser usado na meteorologia popular: há quem garanta que um anel em volta da Lua é sinal de chuva.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Os piores desastres ambientais da história

Os 10 piores acidentes ecológicos
Se fosse possível reunir todas as burrices que o homem já fez... Difícil só de citar elas. Mas estão reunidas aqui as 10 mais ecologicamente incorretas, com prejuízos ambientais incalculáveis. Veja a seguir:

TEXACO polui no Equador

Entre 1964 e 1992, a Texaco retirou do solo amazônico da região de Shushufindi, no Equador, cerca de 1,7 bilhão de barris de petróleo. Mas causou um impacto ambiental incalculável. Os resíduos tóxicos resultantes do processo de perfuração foram despejados no solo e nos rios. As terras eram regadas com petróleo para reduzir a poeira. O resultado foi uma floresta totalmente contaminada, onde uma população depende do solo e das águas para se alimentar e sobreviver.

Cubatão o vale da morte
Cubatão, próxima à Baixada Santista, no litoral de São Paulo, foi chamada de "Vale da Morte" pelo jornal The New York Times por despejar 1000 toneladas de gases tóxicos por dia na atmosfera. Chuvas ácidas e deslizamentos na Serra do Mar também foram causados pela grande poluição industrial.


Petroleiro Prestige
Em novembro de 2002 na costa da Espanha, o petroleiro grego Prestige naufragou e despejou 11 milhões de litros de óleo no mar. Setecentas praias foram afetadas e mais de 20 mil aves morreram. O casco do navio, afundando a 3,6 mil metros de profundidade, foi soldado pelo submarino-robô Nautile.


Hidrelétrica de Tucuruí
Inaugurada em 1984, a usina hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, causou polêmica ao alagar uma vasta área de floresta amazônica. A usina ainda atraiu indústrias e migrantes para a região, acelerando a devastação da floresta.

As bombas de Hiroshima e Nagasaki
Hiroshima e Nagasaki foram alvos de duas bombas atômicas lançadas pelos EUA em agosto de 1945, dando fim à Segunda Guerra Mundial. Cerca de 200 mil pessoas morreram nas duas explosões. A radiação ainda contaminou a região por décadas, sendo responsável pela alta incidência de câncer na população.



Chernobyl a cidade fantasma
Em abril de 1986, a explosão de um dos reatores de Chernobyl contaminou milhares de quilômetros na Europa. Uma radiação 90 vezes maior que a das bombas atômicas no Japão foi liberada. Cerca de 10 mil pessoas morreram nos anos seguintes em decorrência da contaminação da nuvem nuclear. Na Europa, a contaminação atingiu 40 mil pessoas.



Petroleiro Exxon Valdez
O derrame de óleo provocado pelo petroleiro da Exxon Valdez, em 1989, é considerado o maior desastre ambiental do tipo. Ao colidir com rochas submersas na costa do Alasca, o petroleiro derramou 40 milhões de litros de óleo, o maior de todos. 100 mil aves morreram e 2 mil quilômetros de praia foram contaminados. Com o frio, o óleo demorou em se tornar solúvel e se biodegradar, aumentando o desastre. Duas décadas depois, ainda há resíduos de óleo na região.


O mal de Minamata
Em 1956, pescadores começaram a apresentar uma doença batizada de mal de Minamata, que causava paralisia e podia matar. Os pescadores da baía de Minamata, no Japão, logo descobriram que uma indústria de fertilizantes local despejou durante quatro décadas toneladas de mercúrio no oceano, contaminando peixes e frutos do mar. Com o consumo desses alimentos, 3 mil pessoas adoeceram e centenas morreram.


 Queima de poços petrolíferos no Kuwait
Saddam Hussein ordenou a destruição de 700 poços de petróleo no Kuwait. Ao perder a Guerra do Golfo, em 1991, o Iraque teve que deixar o Kuwait, país que tinha invadido. Antes disso, o ditador ordenou a destruição dos poços de petróleo, derramando ou queimando 1 milhão de litros de óleo no Golfo Pérsico. Mil pessoas morreram por problemas respiratórios com a fuligem lançada no ar - 40% das águas subterrânea também foram contaminadas e 600 quilômetros de costa foram afetados.


O desastre de Bhopal
Em 1984, a fábrica de agrotóxicos da Union Carbide abandonou às pressas suas instalações, quando 45 toneladas de gases tóxicos vazaram de um de seus tanques. A população não teve a mesma chance de fuga e 2500 pessoas morreram. Na cidade de Bhopal, na Índia, 2500 pessoas morreram e 150 mil sofreram queimaduras nos olhos e pulmões. Até hoje água e solo têm altos níveis de metais pesados e substâncias cancerígenas.


quarta-feira, 13 de abril de 2011

Os piores desastres naturais da história


DESASTRES NATURAIS
Quando o assunto é catástrofe a natureza tem muito a oferecer. Furacões, tornados, enchentes, avalanches... Saiba como e onde aconteceu aqui no Conexão Virtual.

TSUNAMI
O Tsunami de maior intensidade aconteceu na Baía de Lituya no Alasca (EUA), em 1958. As ondas de 10 m que aconteceu no Japão são pequenas perto destas de 524 m, superiores ao segundo prédio mais alto do mundo, o Taipei 101 com 508 m!
Em 2004 aconteceu o maior número de mortes desse tipo de desastre, 430 mil mortes no oceano Índico no Natal de 2004.


ENCHENTE
Aconteceu na China nas margens do rio Hwang He, em 1887. Com excesso de chuvas o Hwang He transbordou por 130 mil km², matando pelo menos 900 mil pessoas.
Ocorreu ainda mais mortes, entre 2,5 milhões e 4 milhões, na enchente dos rios Hwang Ho, Yang Tsé e Huai, na China em 1931.


INCÊNDIO FLORESTAL
Em 1997, na Ilha de Bornéu, Indonésia, ocorreu à queimada de maior intensidade. Provocada por uma seca, consequencia do El Niño, foram queimados 97 mil km² (o equivalente a Santa Catarina) em Bornéu e emitidas até 2,5 bilhões de toneladas de CO2 na atmosfera.
2500 mortes ocorreram em outro incêndio, foi em Peshtig, EUA, 1871.


EXPLOSÃO VULCÂNICA
No lago Taupo, na Nova Zelândia em 180 d.C. ocorreu a erupção de intensidade 7 (Super colossal) de 8 pontos na escala. Entre as 28 erupções nos últimos mil anos, a do ano de 180 foi a pior: expeliu 100 km³ de material, equivalente a 148 mil vezes o maior navio petroleiro do mundo.
A maior tragédia foi com o vulcão Tambora, 92 mil mortes na Indonésia, em 1815.

  
AVALANCHE
No monte Santa Helena, nos EUA, na data de 18 de maio de 1980, aconteceu uma avalanche de intensidade 5, a quarta mais alta da escala. Um terremoto de 5,1 na escala Richter fez desmoronar a face norte do monte Santa Helena, provocando uma avalanche de até 250 km/h. Chegando ao lago Spirit os destroços provocaram ondas com cerca de 180m, ainda aconteceram erupções do vulcão adicionando aos destroços lava, cinzas. Os gases cobriram uma área de 600 km². O Volume total de material depositado chega a 188 milhões de m³. O calor derrete a neve do cume causando deslizamento de lama gigantesco, que percorreu 43 km pelo norte e sul do rio Toutle, o nível das águas aumentaram 7,2 m. Por fim, morreram 56 pessoas e o monte ficou 400 m mais baixo e com uma cratera de 3 km de largura.
A avalanche mais grave aconteceu em Yungay, no Peru com 20 mil mortos, em 1970.


TERREMOTO
Em 22 de maio de 1960 aconteceu em Valdívia, no Chile, um terremoto de 9,5 na escala Richter. O tremor provocou tsunamis que chegaram ao Japão, no outro lado do pacífico. O nível da água no porto subiu 4 m e 130 mil casas foram destruídas, com total de 6 mil mortes estimadas.
O terremoto mais grave foi em Senshi, na China em 1956, com 830 mil.


FURACÃO
Nos sul dos EUA, no dia de 23 a 30 de agosto de 2005, aconteceu o furacão de intensidade 5, a mais alta da escala. Com ventos de até 280 km/h, Katrina foi o desastre natural mais caro até hoje, com um prejuízo de 90,9 bilhões de dólares, o mesmo que o PIB de 2007 da cidade de São Paulo.
O de maior número de mortos foi na índia e em Bangladesh, em 1970 com 500 mil mortes.


TORNADO
Em 18 de março de1925, ocorreu em Missouri, Ilinois e Indiana, nos EUA, o tornado na intensidade F5, a mais alta da escala. O “Tornado dos Três Estados” durou mais de três horas e percorreu 352 km! Matou 747 pessoas e causou 1,4 bilhão de dólares em danos.
De maior gravidade: 1300 mortes em Bangladesh, em 1989.


terça-feira, 12 de abril de 2011

O pior emprego do mundo!

ASTRONAUTA
Todo mundo já quis ser astronauta. Mas entre o sonho e à realidade existe uma distância astronômica. Xixi nas calças, vômito, doenças degenerativas, motins por excesso de trabalho e mortes trágicas são parte da pior das profissões. Veja o que há de mais terrível nela.


E ainda tem mais!
ALÍVIO ESPACIAL
Cigarros, vodca e até
material pornográfico
foram levados à Mir
nos seus 15 anos em órbita.

Scott Carpenter gastou
tanto combustível que
quase não voltou com
 a nave. Ele passou
402
QUILÔMETROS
fora do local previsto.

1 MOTIM  
Wally Schirra comandou 
uma rebelião na Apollo 7. 
Usou sua autoridade como 
comandante da nave 
para sobrepor a várias 
ordens do controle do vôo.
 
VOO SEM VOLTA
DOS 45 ASTRONAUTAS DA NASA QUE JÁ MORRERAM...
30 
tiveram morte
 por causas não naturais.
1,4%  
é o risco de um 
vôo espacial sofrer  
ACIDENTE FATAL.
5%  
DOS ASTRONAUTAS
MORREM EM TRABALHO.
É a profissão com maior taxa de mortalidade,  
50 VESES MAIOR  
que a 2° mais perigos: pesca em alto-mar.

DADOS:
15 
TIVERAM MORTE NATURAL
 14 
EM VOOS ESPACIAIS
6  
EM TREINAMENTO
6 
QUEDAS DE AVIÃO FORA DO TREINAMENTO
1 
AFIXIA NO EVEREST
1 
ACIDENTE DE BICICLETA
1 
ACIDENTE DE CARRO
1 
ACIDENTE DE MOTO



domingo, 10 de abril de 2011

A sua boca está acabando com o mundo!

O lado escuro da comida
A indústria da comida nunca produziu tanta porcaria. Seu prato polui mais que o seu carro. E estamos sendo envenenado por pesticidas.

A agropecuária industrial

Tudo começa nos combustíveis fosseis. Petróleo, carvão e gás natural são a matéria-prima para fertilizantes, que é matéria-prima de tudo que você come, seja alface, hambúrgueres, queijo, molho especial, nugget, etc.

Sem os fertilizantes não haveria alimentos para todos, eles são os anabolizantes para plantas. Mas o problema é que assim acaba com mundo. Um saco de fertilizante de 100 quilos emite 4 vezes esse peso em CO2 para ser fabricado. Ainda depois de aplicado no solo emite pelo menos 1 quilo do nitrogênio da sua própria composição química, é liberado no ar em forma de oxido nitroso, um gás 300 vezes pior que o CO2.

A agropecuária consegue emitir 33% dos gases-estufas do mundo, mais que todos os carros, aviões, trens e navios juntos, que somam 14%. Além disso, os fertilizantes deixam resíduos de baixo da terra que chegam a lençóis freáticos e acabam no mar, contaminando toda vida marinha e a água potável.


Tudo isso é pouco comparado ao que a comida moderna pode fazer ao seu corpo. Veja por que. 

Você é feito de milho e soja

Metade da área plantada no Brasil é de soja, que aparece em 70% dos alimentos processados. Os americanos tem um terço das lavouras dominadas pelo milho. Isso porque soja e milho produzem mais calorias que a maioria das plantas, são resistentes ao transporte e anos de estocagem, entre outras vantagens.

Hoje, praticamente toda carne sai de fazendas de confinamento, são galpões onde o gado fica estocado e engordando. Mas pra crescerem rápido e irem logo para o abate o alimento não é pasto, é ração a base de milho e soja. Só que o metabolismo do animal não aguenta processar tanta comida indigesta, então acrescentam antimicróbicos na ração. Mas isso transforma o estomago do animal em um nicho, fazendo que a bactéria mais forte sobreviva, criando assim super-bactérias resistente ao medicamento. O maior perigo é se elas forem paras nas prateleiras de mercados, contaminando e matando pessoas, infelizmente essa é a realidade dos americanos.


No Brasil isso não é problema. Só 6% do nosso abate vem de confinamentos, contra 99% dos EUA. Aqui os animais ficam soltos, bom pra eles e ruim para as florestas. Nosso pasto são formados à custo de desmatamento da Amazônia e do Cerrado. Isso leva o Brasil ao posto de 5° maior emissor de CO2 do mundo. Quase 52% dos nossos gases-estufas vêm do desmatamento. Para frear isso a solução é o confinamento. Só que essa modalidade cria tantos impactos ambientais quanto uma cidade grande: lixo, esgoto, rios poluídos, etc. Os animais produzem 130 vezes mais dejetos que todos os americanos juntos.

Veneno na feira

Tão fundamentais para a agricultura moderna quanto os fertilizantes são os pesticidas. Ainda mais na demanda de produtos nos dias de hoje, ou seja, não da pra abrir mão deles.

O surgimento de novas pragas, como a ferrugem de soja, transformou o Brasil no país mais consumidor de agrotóxicos do mundo. Mas a façanha tem consequencias, que apareceram quando a Anvisa divulgou o relatório sobre resíduos de agrotóxicos nas frutas, verduras, legume e grãos que o brasileiro consome. Das 3130 amostras de 20 culturas de alimentos estudadas pela agência em 2009, 29% apresentam alguma irregularidade. O ideal seria comprar alimentos orgânicos, que apresentam mais nutrientes por centímetro cúbico e nunca recebem pesticidas. Mas a produção da lavoura é 30% menos que a convencional, trazendo a elevação de 30% aos preços dos vegetais.


Estamos cada vez mais carnívoro isso é fato. A China, por exemplo, passou a comer 25% de toda carne do planeta. Se diminuíssemos o consumo de carne poderíamos alimentar todo mundo apenas com orgânicos. Isso porque a boa parte do que plantamos é pra alimentar amimais. Uma peça de picanha, por exemplo, precisa de 75 quilos de vegetais para ser produzida. Hoje temos 20 bilhões de animais de criação, e a estimativa da ONU é que esse número vá dobrar até 2050. Será que o mundo aguenta?

Precisamos de mais revoluções alimentares. A conscientização sobre os perigos da fast food e da comida processada já começou. A ciência também tem feito seu papel, pesquisando formas alternativas, como plantas geneticamente modificada e carne de laboratório. Seria uma espécie de segunda Revolução Industrial da comida. Esta acontecendo aos poucos. Mas uma coisa é certa: não podemos ser idiotas e esperar pelo colapso.

domingo, 3 de abril de 2011

Caixão-parafuso

Invenção permite enterrar 4 pessoas onde só caberia uma.

 
O Easy Burial Container é rosqueado verticalmente na terra por uma máquina, como se fosse um parafuso. Além de ocupar 75% menos espaço, o processo é mais rápido, pois dispensa a necessidade de escavar previamente a cova. O americano David Scaggs, inventor do caixão, também pretende oferecer uma versão completamente transparente – para quem quiser se mostrar durante o próprio enterro.



Sexo Animal

Pesquisa mede as contusões sexuais

Levantamento revela principais tipos de acidentes na cama – e fora dela.




A privatização da Amazônia

O destino da biodiversidade amazônica

   Representantes de cerca de 190 países, inclusive o Brasil, estavam no Japão discutindo o futuro do planeta, então definiram um acordo com objetivos claros para preservar a biodiversidade mundial. O acordo recruta países no combate à extinção maciaça das espécies, estima-se que a taxa anual de desaparecimento das espécies esteja 100 vezes mais alta do que deveria ser se apenas a natureza estivesse agindo.

O ritmo de extinção deve ser reduzido pela metade até 2020, com o aumento das áreas terrestres protegidas para 17%, hoje são 12,5%, e áreas oceânicas para 10%, hoje é menos de 1%.
   
O acordo tem um motivo nobre e bom por si, mas também tem segundas intenções. Começa com o fato de que somos péssimos inventores de remédios. A maioria deles é feita pela descoberta de substâncias químicas encontradas na natureza, não são inventadas. Um levantamento de pesquisadores mostrou que 70% de todos os medicamentos introduzidos no mercado, nos últimos 25 anos, eram derivados naturais. A floresta fabrica drogas mais eficientes que nos.
 
 O clímax do debate fica aí: Estamos desmatando a biodiversidade, extinguindo as espécies, e os medicamentos que poderiam vir delas, antes que possamos descobri-las. Por isso o desespero em frear o ritmo de destruição. 

 A ciência catalogou poucas espécies de vida biológica, entre micróbios microorganismos, cerca de 10%, isto é pouco mais de 1 milhão das 10 milhões existentes. Ainda há muita pesquisa a fazer.
    
 É onde a Brasil entra. Com a maior fonte de biodiversidade do mundo, na floresta Amazônica, poderíamos fazer dinheiro explorando recursos de forma sustentável. Isso seria o fim da biopirataria – a transferência de recursos naturais de um país para que seja explorados e estudados em outro. Agora para usar recursos da Amazônia basta pagar royalties ao governo brasileiro. Basicamente um pré-sal no meio do mato, já que a indústria farmacêutica mundial fatura US$ 800 bilhões por ano.

Ainda não existe uma decisão sobre os valores dos royalties. Mas se ganhar 10% do ganho mundial, pagaria com folga o gasto anual do Bolsa Família (R$ 13 bilhões), falando modestamente, pois em cada campo de futebol de floresta amazônica existem mais espécies de arvores que na Europa toda.

Por fim o protocolo também obriga as multinacionais a ajudarem o país dono dos recursos em outras áreas, como a pesquisa científica. Mas o acordo ainda tem que ser assinado por mais de 100 países participantes e, após isso, ainda deve haver uma confirmação final. Só esperamos que a novela que se transformou o protocolo de Kyoto não se repita, pois demorou 8 anos entre as assinatura e a aprovação. Imagine quantas pessoas não poderiam ser salvas de doenças por medicamentos descobertos nesse tempo. Que não demore tanto dessa vez.

Como falar em público

Dicas para a apresentação em público

Tranquilidade e autoconfiança são essenciais para se sair bem, mas nem sempre sai como o esperado. Aí estão algumas dicas para conseguir dar o seu recado perfeitamente.
Alterações para afugentar o tédio, interação e conhecimento do público, além de uma dose saudável de autocrítica, são as chaves para que voe dê o se recado. Mas, por favor, maneire no PowerPoint.


RIA DE SI MESMO _Se cometer alguma gafe ou mico e o público achar graça, ria com ele e prossiga. E não precisa pedir desculpas, pois isso passa uma impressão de insegurança e despreparo.

FRASE-RESUMO _Comece com uma frase de efeito, que resuma seu tema e conquiste o público. Em jornalismo é chamado de Lead: pôr o mais importante logo no início.

VÍDEO AUTOCORRETIVO _Grave-se falando. Só aí você repara e se livra de muletas como "tipo" e "né?", pausas como "ããã" ou "ééééé" e manias como coçar a cabeça e ajeitar as calças.

POWER POINT COM MODERAÇÃO _A ideia é falar, não ler em público. Para isso, deixe o mínimo de texto em cada slide. A apresentação deve auxiliar, mas jamais ofuscar o palestrante.

CONHEÇA O PÚBLICO _Saiba quem é a sua platéia e o que ela espera de você, não pague o mico de saber menos que ela. Além disso, esteja atento à reação das pessoas e dê espaço à interação.

LEI DOS 5 MINUTOS _O público não mantém a concentração por mais de 6 minutos. Para garantir o foco, a cada 5 minutos, altere algo: sua posição, o volume da voz, o slide da apresentação.