sexta-feira, 15 de abril de 2011

Os piores desastres ambientais da história

Os 10 piores acidentes ecológicos
Se fosse possível reunir todas as burrices que o homem já fez... Difícil só de citar elas. Mas estão reunidas aqui as 10 mais ecologicamente incorretas, com prejuízos ambientais incalculáveis. Veja a seguir:

TEXACO polui no Equador

Entre 1964 e 1992, a Texaco retirou do solo amazônico da região de Shushufindi, no Equador, cerca de 1,7 bilhão de barris de petróleo. Mas causou um impacto ambiental incalculável. Os resíduos tóxicos resultantes do processo de perfuração foram despejados no solo e nos rios. As terras eram regadas com petróleo para reduzir a poeira. O resultado foi uma floresta totalmente contaminada, onde uma população depende do solo e das águas para se alimentar e sobreviver.

Cubatão o vale da morte
Cubatão, próxima à Baixada Santista, no litoral de São Paulo, foi chamada de "Vale da Morte" pelo jornal The New York Times por despejar 1000 toneladas de gases tóxicos por dia na atmosfera. Chuvas ácidas e deslizamentos na Serra do Mar também foram causados pela grande poluição industrial.


Petroleiro Prestige
Em novembro de 2002 na costa da Espanha, o petroleiro grego Prestige naufragou e despejou 11 milhões de litros de óleo no mar. Setecentas praias foram afetadas e mais de 20 mil aves morreram. O casco do navio, afundando a 3,6 mil metros de profundidade, foi soldado pelo submarino-robô Nautile.


Hidrelétrica de Tucuruí
Inaugurada em 1984, a usina hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, causou polêmica ao alagar uma vasta área de floresta amazônica. A usina ainda atraiu indústrias e migrantes para a região, acelerando a devastação da floresta.

As bombas de Hiroshima e Nagasaki
Hiroshima e Nagasaki foram alvos de duas bombas atômicas lançadas pelos EUA em agosto de 1945, dando fim à Segunda Guerra Mundial. Cerca de 200 mil pessoas morreram nas duas explosões. A radiação ainda contaminou a região por décadas, sendo responsável pela alta incidência de câncer na população.



Chernobyl a cidade fantasma
Em abril de 1986, a explosão de um dos reatores de Chernobyl contaminou milhares de quilômetros na Europa. Uma radiação 90 vezes maior que a das bombas atômicas no Japão foi liberada. Cerca de 10 mil pessoas morreram nos anos seguintes em decorrência da contaminação da nuvem nuclear. Na Europa, a contaminação atingiu 40 mil pessoas.



Petroleiro Exxon Valdez
O derrame de óleo provocado pelo petroleiro da Exxon Valdez, em 1989, é considerado o maior desastre ambiental do tipo. Ao colidir com rochas submersas na costa do Alasca, o petroleiro derramou 40 milhões de litros de óleo, o maior de todos. 100 mil aves morreram e 2 mil quilômetros de praia foram contaminados. Com o frio, o óleo demorou em se tornar solúvel e se biodegradar, aumentando o desastre. Duas décadas depois, ainda há resíduos de óleo na região.


O mal de Minamata
Em 1956, pescadores começaram a apresentar uma doença batizada de mal de Minamata, que causava paralisia e podia matar. Os pescadores da baía de Minamata, no Japão, logo descobriram que uma indústria de fertilizantes local despejou durante quatro décadas toneladas de mercúrio no oceano, contaminando peixes e frutos do mar. Com o consumo desses alimentos, 3 mil pessoas adoeceram e centenas morreram.


 Queima de poços petrolíferos no Kuwait
Saddam Hussein ordenou a destruição de 700 poços de petróleo no Kuwait. Ao perder a Guerra do Golfo, em 1991, o Iraque teve que deixar o Kuwait, país que tinha invadido. Antes disso, o ditador ordenou a destruição dos poços de petróleo, derramando ou queimando 1 milhão de litros de óleo no Golfo Pérsico. Mil pessoas morreram por problemas respiratórios com a fuligem lançada no ar - 40% das águas subterrânea também foram contaminadas e 600 quilômetros de costa foram afetados.


O desastre de Bhopal
Em 1984, a fábrica de agrotóxicos da Union Carbide abandonou às pressas suas instalações, quando 45 toneladas de gases tóxicos vazaram de um de seus tanques. A população não teve a mesma chance de fuga e 2500 pessoas morreram. Na cidade de Bhopal, na Índia, 2500 pessoas morreram e 150 mil sofreram queimaduras nos olhos e pulmões. Até hoje água e solo têm altos níveis de metais pesados e substâncias cancerígenas.


Um comentário:

  1. Se cada pessoa visse o que está fazendo com a natureza!
    Cada desastre ,um atrás do outro!
    Onde isso vai parar?
    Será que ninguém parou para pensar?
    Será que ninguém se importa com isso?
    A natureza precisa da gente e a gente precisa da natureza!

    ResponderExcluir